//226° Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi aberto nesta terça-feira

226° Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi aberto nesta terça-feira

A festividade nazarena para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré de numero 226 foi aberta, na noite da terça-feira (9), com uma missa na Basílica Santuário de Nazaré. A iluminação especial do arco e da fachada também foi acesa na presença de autoridades e patrocinadores da festa. O público pode visitar a Praça Santuário com um show da banda da Guarda Municipal de Belém. Na ocasião, ocorreu também a premiação do XXIV Concurso de Redação. As instituições e empresas patrocinadoras receberam homenagens das mãos do arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira.

Para o Arcebispo de Belém este é um evento que marca todo o Estado e a cidade de Belém. “Todos são, de alguma forma, tocados por este acontecimento que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Assim, ao abrir o Círio de Nazaré, nós desejamos, de todo coração, que todo povo participe com alegria”, disse.

O coordenador da Festividade, Cláudio Acatauassu destacou que a emoção é sempre diferente em cada Círio mas a fé é única no coração do povo paraense. “Tá tudo dentro do programado e a equipe que coordena a festa tá muito coesa e muito unida para que tudo dê certo”, comentou.

O Círio é a maior festa religiosa do mundo que reúne fiéis e turistas dos quatro cantos do Brasil e do exterior. Ao todo, 12 romarias são realizadas na quadra nazarena, que se estende por quinze dias.  Neste ano  é esperado um aumento de 2,6% de turistas que compreendem mais de 80 mil e 400 pessoas de outros estados na capital paraense, e que deverão movimentar mais de 30 milhões de dólares na economia paraense.

Traslado para Ananindeua – Este ano haverá a redução da frota, com meta de encerramento até as 18h30.

Romaria Rodoviária – Redução da frota de viaturas empregadas para facilitar o trânsito na Rodovia Augusto Montenegro, que está em obras e evitar o atraso da romaria.

Romaria Fluvial – Em apoio a Marinha do Brasil, a Segup utilizará 15 embarcações na fiscalização das que participarão da romaria.

Moto Romaria – Pórtico de Controle: Só ingressará ao pórtico de controle pessoas fazendo o uso de equipamentos obrigatórios de segurança – habilitação, capacete e documentação.

Trasladação/Círio – Plataforma de Segurança:  20 plataformas serão instaladas e sinalizadas ao longo do percurso da Trasladação e do Círio com o objetivo de auxiliar e potencializar as ações de segurança e atendimento de urgência e emergência.

Interdição de vias  – As 17 vias de maior circulação terão faixas de identificação informando da interdição. O fluxo sofrerá alteração em vias próximas onde ocorrerão a Moto Romaria, Trasladação e Círio, a partir de 6h da manhã de sábado (13) e só serão liberados após o término da procissão do Círio, no domingo (14).

Capacitação – Aproximadamente 100 agentes de segurança participaram de capacitação sobre a metodologia do Sistema de Comando em Incidentes – Sci, que será aplicada no Centro Integrado de Comando da Operação Círio 2018.

Por Márcio Flexa
Fotos: Carlos Sodré / Ag. Pará